sexta-feira, 26 de agosto de 2011

Mostra - Cabana de Toras

Espaço desenvolvido para Casa Cor Santa Catarina.

Local: Lagoa da Conceição / Florianópolis.
Ambiente: Escritório da Oficina.
Arquitetos: Sérgio Bastos e Cristina Costa.


Cabana de Toras

          Ambiente elaborado para mostra de decoração a partir do tema “oficina”.
         O projeto contemplava uma área de trinta e seis metros quadrados, em um ambiente quadrado com faces de seis metros de comprimento e com pé direito que oscilava entre três (junto das paredes) e seis (no centro da cabana) metros de altura.
        Exibindo uma estrutura que alternava paredes de alvenaria de tijolos com toras de madeira, dispostas tanto na horizontal como na vertical, a cabana recebe ainda uma cobertura de quatro águas com telhas cerâmicas sobre armadura de madeira de formato piramidal. Tanto as portas como o grande janelão receberam vidros temperados translúcidos. O piso de madeira em dois tons deu o toque final aos itens civis de arquitetura.
          Quanto à decoração, o tema exigiu uma abordagem mais descontraída direcionada ao público masculino amante de esportes automobilísticos. A abordagem, portanto, recaiu sobre um personagem de meia idade cujo hobbie era o rallye de regularidade e  tudo que se refere ao mundo dos automóveis.



        Um misto entre sala de visitas para os amigos, sala de troféus, escritório e oficina, permeou a proposta que desenvolveu um ambiente para existir ao lado da garagem e assim servir como pólo de encontro entre amigos e área de relaxamento e diversão para o proprietário.
       Ao ambiente multi-funcional foi dado uma pequena cozinha, um área de estar, um canto para exibir os prêmios e um home-office. Cores cítricas contrastantes com o tom amadeirado predominante e materiais de fácil manutenção nortearam a decoração rica em texturas e acabamentos. Granito polido nos tampos e apicoado nos detalhes, fibra-de-vidro nas paredes pintadas com tinta lavável, piso liso, acrílico e laminado plástico no mobiliário e tecidos resistentes e impermeabilizados foram alguns itens optados no projeto.
        O lúdico recaiu sobre a poltrona giratória multicolorida e sobre o projeto luminotécnico de alta resolução e eficiência. Mobiliário leve e resistente com opção de fibras naturais e tecidos neutros e armários sobre rodízios conferirsam várias possibilidades ao lay-out. Um enorme sofá para os momentos de descanso em tom de cinza deu um ar mais industrial, assim como os elementos cromados distribuídos pelo recinto.


        A enorme escrivaninha que também servia de mesa de trabalho quebrava a ortogonalidade e simetria do conjunto bem como dinamizava a circulação além de organizar o espaço.



        O teto com revestimento de forro em pvc branco confere amplidão e claridade e fácil manutenção ao ambiente e acompanha a inclinação original do projeto. A iluminação foi locada principalmente apenas nas paredes restando ao teto poucos spots. 


Mobiliário leve e esportivo em metacrilato verde limão.



O lindo efeito listrado do piso.



Um comentário:

  1. Lindo este contraste citrico. Harminia todos entre o peso e volume das toras com as retas dos movéis e esta cor trás levesa ao ambiente. Muito bom.
    Parabéns
    Bjos De♥coração

    ResponderExcluir