SYLVAN TERRACE
Washington Heights, New York City
O bom de visitar várias vezes uma mesma cidade é ficar, aos poucos, livre do circuito turístico obrigatório. NYC já faz parte das cidades em que viajo a procura de coisas diferentes e até certo ponto inéditas. Dessa forma fui descobrir uma ruazinha ainda pouco conhecida dos roteiros turísticos e poupada do circuito padrão.
Não se pode dizer que fica escondida, nem mesmo que é totalmente desconhecida pelos citadinos, mas apesar de estar ao lado de uma casa-museu histórica, da qual teve sua origem, essa pequena rua permanece "congelada"no tempo. A manutenção de suas características de época fez com que fosse incluída no hall dos lugares intitulados como de interesse artístico e cultural, incluindo na listagem de bens arquitetônicos de proteção.
O que antes eram as cavalariças da Morris Jumel Mansion, foi transformada no século dezenove em um conjunto de casas geminadas para aluguel. Seu estilo é predominantemente Queen Anne e sua construção é de madeira sobre uma base de tijolos maciços.
As casas foram criadas quando a região que era basicamente rural, tornou-se residencial, consoante ao desenvolvimento urbano da cidade, cujo rápido crescimento rumo ao norte de Manhattan foi aos poucos transformando a paisagem local.
Suas cinquenta moradias, absolutamente idênticas, se dividem nos dois lados da via, criando um belíssimo e simétrico corredor de casas, pintadas num suave amarelo, em belíssimo contraste com um escuro marrom e enriquecido pelo lindo tom de verde, presente em suas janelas.
O conjunto já serviu de cenário para uma série televisiva de época, o que a tornou um pouco mais conhecida do público norte-americano.