quinta-feira, 10 de setembro de 2015

Centro de Design e Arquitetura de Glasgow

          O The Lighthouse Centre Of Glasgow é um centro de visitantes com espaço para convenções, cujo tema é relacionado com a arquitetura e design. Serve como instituição de fomento e propulsor de atividades relacionadas ao exercício do desenho técnico e artístico, além de trabalhar para a proteção e manutenção do patrimônio histórico edificado na cidade e no país. Nele podemos encontrar laboratórios, escritórios, áreas de conferências, salas exibição e espaços de nogócios que promovem juntos ou separadamente vários programas ricos em eventos e atividades diversas. Existe também no primeiro andar uma loja de design.


           Fundado em 1999, dando nova função à um belíssimo edifício de tijolos vermelhos datado de 1895, que serviu de sede de um importante periódico local e reafirmando a vocação de Glasgow como importante centro de arquitetura e design no Reino Unido, tem em seus domínios uma ala, que pode ser entendida como um pequeno museu, dedicada ao seu mais célebre arquiteto: Charles Rennier Mackintosh.
           



          Acima, parte da fachada do histórico edifício, vista somente a partir dos telhados dos vizinhos. Com o crescimento dessa área central da cidade, o prédio ficou rodeado de outras estruturas altas e muito próximas que acabaram por enclausurá-lo e por consequência escondê-lo na paisagem. O torreão maior abriga a alta escada metálica em caracol. Abaixo outro destaque dos elementos de menor volume que despontam na cobertura.




              A visita ao Lighthouse é quase que obrigatória para todo o arquiteto que vai à Glasgow. É o início de um passeio temático em torno do nome de Mackintosh. O prédio sede desse centro cultural é a primeira de suas obras a ser visitada em um tour que passa por algumas casas de chá da área central e acaba na Escola de Design a poucos quarteirões de distância. 


            Tem-se nesse centro cultural um apanhado de toda a obra desse arquiteto e design de móveis, que ainda é o nome mais famoso da Escócia nessa área. Painéis informativos e cronológicos contam a trajetória e detalhes da sua vida com fotografias e desenhos de inestimável valor histórico. Muitos projetos, croquis e maquetes provam o quão magnífico é o seu legado. 

Abaixo, posando ao lado da maquete da Escola de Arte de Glasgow.


             Além de todo o material iconográfico, textos e maquetes a sala exibe um conjunto de móveis que fizeram a fama de Mackintosh como um dos grandes designer do início do século XX. Algumas de suas mais belas peças de mobiliário (na maior parte cadeiras) estão em exibição permanente e podem ser tocadas e testadas a vontade.

          Belíssima, a cadeira Willow, em formato de meia-lua e encosto parcialmente quadriculado, é uma das peças icônicas do Art Noveau escocês. Sua estrutura de madeira, sempre recebe tratamento escurecido e o assento pode ter diferentes cores como azul, verde ou rosa, ainda que o vermelho seja o mais encontrado. O mais importante (e obrigatório) é que a cor do tecido deva ser sempre muito vibrante, para contrastar com a madeira escura. Um detalhe curioso: a cadeira foi criada para também funcionar como peça divisora de ambientes.



          A cadeira Argyle Street, em madeira amendoada, com espaldar altíssimo e assento estofado, possui linhas que remetem ao desenho ancestral celta. Desenhada por volta de 1898, para compor a decoração interna de uma casa de chá situada na rua que lhe dá o nome, atravessou o século vinte e mantém-se ainda muito atual. Com marcadas característica das linhas adotadas por Charles Rennier em seus projetos de mobiliário, é um de seus clássicos e divide fama com outras cadeiras expostas permanentemente nessa área.



Algumas maquetes de obras não executadas. 





A escada helicoidal que leva ao terraço no topo da torre do prédio que antes servia como caixa d'água.




    
        Essa moderníssima escada, apesar de trazer ares de contemporaneidade, não parece nem um pouco perdida ou intrusa no contexto arquitetônico. Isso se deve aos componentes estruturas metálicos originais, que não só foram mantidos, como ganharam importante destaque dentro da nova ambientação. A exemplo do que falo, pode-se analisar as colunas muito delgadas e com capitéis Art Nouveau que marcam o lay-out fixo de uma das salas de exposições mostrada na sequência. O "Modern Style" da Escola de Glasgow tem como característica principal ser mais contido, reservando grande espaço para desenhos com ares de abstracionismo, planos chapados, potente simetria e marcante estrutura retilínea que pouco existem nos seus contemporâneos continentais. Ele ganha linhas mais geométricas e limpas, sem tantos meandros e volutas, com grandes áreas de fácil leitura e sem exageros decorativos. O desenho dessas colunas da fotografia abaixo se encaixam com perfeição nessa linha supra descrita.



Abaixo um detalhe das novas intervenções no prédio.



Terminando com uma obra de arte de autoria de Gerald Blaikie 
"Mackheads".


Nenhum comentário:

Postar um comentário