terça-feira, 1 de outubro de 2013

Talento Solidário.

          A Loja da BONTEMPO de Florianópolis foi em 2013 sede do lançamento do Projeto Talento Solidário na Capital Catarinense. Essa bela iniciativa com parceria do SINDUSCON, reuniu arquitetos e fornecedores em torno de uma ação em prol da Associação de Voluntários de Saúde do Hospital Infantil Joana de Gusmão (AVOS) com total apoio da empresa moveleira gaúcha.

         Foram convidados 16 profissionais e escritórios de arquitetura para dar vida nova à banquinhos Bandeirinha e mesas Quattra, fornecidos pela Bontempo, sob tema livre e ilimitada inspiração. Essas peças personalizadas tiveram destino certo: depois de exibidas em um grande shopping-center da cidade foram leiloadas em uma noite especial na sede do SINDUSCON com a presença maciça dos arquitetos envolvidos, representantes da AVOS, diretoria do sindicato e gerência da franquia Bontempo.

        Nem todas as peças foram negociadas na oportunidade, sendo que aquelas que não foram arrematadas na noite festiva, tiveram a sorte de serem adquiridas com mais calma nas semanas que se seguiram. Ao final todas foram vendidas com sucesso e o montante arrecadado foi entregue solenemente à AVOS. 

         Gostei bastante de ter sido lembrado e convidado a fazer parte do conjunto de profissionais da decoração que abraçaram a causa filantrópica. Parabenizo os organizadores  e agradeço aos meus parceiros.     


       Eu na loja da BONTEMPO em Florianópolis posando ao lado da Mesa Quattra (ainda crua) e na companhia das amigas Andreza Michelon (franqueda da Bontempo em Florianópolis) e Cristina Piazza, co-responsável pelo Talento Solidário.



 A seguir a mesa depois de terminada e customizada, tendo como tema de inspiração a própria AVOS e as crianças em tratamento no Hospital Infantil Joana de Gusmão de Florianópolis.


 Linhas puras e cores fortes como em um jogo infantil de montar.



As figuras da menininha e do menininho recortadas nos tampos laqueados com a mesa original por baixo.


Vista de cima já no espaço de exibição a espera do leilão beneficente.



          A mesa com suas três peças componíveis garante versatilidade no uso (juntas ou separadas) e alegria certa ao ambiente. Com superfícies lisas, cores fortes e recortes de figurinhas estilizadas é certeza de bom humor e modernidade. Gostaria de vê-la sendo arrematada e posteriormente doada ao próprio Hospital Infantil. 


           Acima poso ao lado da mesa por mim transformada, em foto de Hermes Bezerra, no espaço de exibição ao público no dia da inauguração da mostra. Nessa fotografia fica fácil perceber a escala do móvel. A Mesa Quattra já tem por si um desenho simples e minimalista que foi a tônica desse meu trabalho. O principal objetivo era criar um móvel acima de tudo prático e de fácil manutenção, sem muitos elementos de acabamento que fossem complicadores na momento da execução e que exigissem muitos cuidados na hora da limpeza. Dessa forma foram criadas as duas capas que ao mesmo tempo que protegem a mesa original, ampliam a sua área de apoio. Ao encomendar uma mesa nova, as cores das três peças podem variar de acordo com a vontade do comprador, permitindo uma maior integração do móvel com o ambiente a que se destina, além de personalizar e diferenciar de outras anteriormente fabricadas. Em uma versão mais sofisticada, as peças recortadas podem ser executadas em outro material como pedra, vidro, metal, acrílico ou Corian. O número de recortes também pode variar ou mesmo mudar de estilo ou forma.

          Todas as mesas e banquinhos (depois de modificados pelos arquitetos) em exposição ao lado de uma das escadas rolantes, no piso térreo do shopping. A minha ganha destaque no meio do conjunto.  


TALENTO SOLIDÁRIO / PRIMEIRA EDIÇÃO.


               
               Para a felicidade de todos os envolvidos nesse projeto, a venda dos móveis foi um sucesso e para a minha alegria, a mesa tricolor das figurinhas do menino e da menina atingiu o maior valor dentre todas as peças negociadas. 

           Reitero meus agradecimento à marcenaria ELIART MÓVEIS (em especial à equipe que muito gentilmente executou o meu projeto) e ao comprador final do móvel.

              Existem planos futuros para novas edições, cujos detalhes já estão sendo pensados pela BONTEMPO e outras entidades podem se beneficiar desse, que ao meu ver, é um evento congregador e exemplar. Novamente meus parabéns à todos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário