segunda-feira, 27 de novembro de 2017

Angkor Wat

ANGKOR WAT


                     Angkor é o nome da região e da maior cidade do antigo Camboja, onde surgiu no século nono da era cristã o Império Khmer. Localizada onde hoje está a província de Siem Reap e sua homônima cidade, serviu de sede para o reino fundado por Jayavarman II, que declarou-se independente de Java e acabou por dominar grande parte do sudeste da Ásia. Floresceu, agigantou-se e serviu de sede religiosa e político-administrativa até meados do Sec. XIII, quando o rei Yat Gam, expulso por invasores tailandeses, mudou-se para uma área ao sul de Phnom Penh (atual capital cambojana) próximo do rio Mekong. É nessa localidade que permanece altivo e dominante o templo máximo dessa antiga civilização. Conhecido por Angkor Wat, continua lembrando o passado de seu povo e balizando seu futuro. Bastião da cultura cambojana, representa suas bases, tanto espirituais como culturais e tornou-se o maior atrativo do país.

                       Maravilha do acervo arquitetônico universal e expressão máxima da religião hindu, conquista e inspira desde o homem mais simples até o mais culto e sofisticado. Inúmeros intelectuais já se renderam à seus encantos e mistérios.  


                                                                                              Foto 1

                                                                                                                                       Foto 2

                                  Essas vistas aéreas ilustram com perfeição o esquema do complexo e a vastidão de seus arredores. Os terrenos que os circundam são completamente planos, parte da imensa planície lacustre ao redor do maior lago do país, considerado também a maior extensão de água doce do sudeste da Ásia. Essa região alterna épocas de inundações com severos períodos de seca. Na fotografia abaixo o colossal canal perimetral que circunda a grande plataforma na qual Angkor Wat está implantado. Além de servir como fosso de proteção, delimita sua área e equilibra o fornecimento de água durante o ano todo.

                                                                                                                                       Foto 3

                   Conhecer o principal templo do extinto império Khmer era um desejo de longa data. Na verdade um daqueles maravilhosos sonhos de criança, cultivados pela magia dos livros e por alguma imagem que eventualmente caía em minhas mãos! Por muitos anos pensado como algo inatingível, visto que Angkor fica do "outro lado do mundo" e sobretudo pela situação política do Camboja, que após a década de sessenta manteve-se complicada, com seu território fechado aos regimes democráticos pela cruel ditadura  do Khmer Vermelho. Sorte que a situação se inverteu e hoje o país recebe de braços abertos quem deseja visitá-lo.
               
                       Encontrei no país, exatamente aquilo que povoava o meu imaginário: um território predominantemente plano, alternando imensas áreas alagadas, tomadas pelas intermináveis plantações de arroz, com densas e luxuriantes florestas. Em meio à essa extraordinária natureza, impressionantes ruínas de antigos templos, redescobertos em tempos recentes, que se tornaram uma grande atração da Indochina. Suportei um calor infernal associado à um altíssimo grau de umidade que elevaram meus sentidos ao máximo e mergulhei num mundo completamente diferente do meu, juntando-me aos milhares de turistas que transitam pela bagunçada Siem Reap, (segunda cidade do país) lar de uma sociedade atrasada tecnologicamente, porém, com um acúmulo cultural fora do comum.

                       Diferente de seu período glorioso, o Camboja de hoje vive um momento desfavorável. Extremamente empobrecido pelos acontecimentos do século XX, a maior parte de seus habitantes vive no campo, composta, como no passado, por rizicultores. Suas classes mais instruídas e abastadas foram caladas ou eliminadas pela força devastadora de cunho socialista do Khmer Vermelho, contra a posta, histórica e hierarquizada estrutura social. Finalmente livre dessa violenta e cruel guerrilha, instalada após o término da guerra do Vietnã, o Camboja abriu-se ao mundo e lentamente vai se adequando aos novos padrões do turismo internacional. Ainda carente de intelectuais e pessoas com alta instrução, governado por um grupo corrupto vinculado ao vizinho Vietnã e desprovido de recursos naturais, o pais tem muito trabalho a ser feito.
                               
                     Mas certamente as feridas demorarão muito a cicatrizar. Vitimado pela herança nefasta dos tempos de guerra, materializada em minas terrestres, o território vai sendo limpo e  reintegrado aos poucos ao seu gentil e amável povo, que sem sombra de dúvidas continua sendo o seu maior tesouro. Para isso eles dependem da sociedade civil e contam quase que exclusivamente com o trabalho de organizações não governamentais. Algumas celebridades globais, tocadas pelo infortúnio da Nação, chamam a atenção do mundo e vez por outra, doações de pessoas físicas ou instituições privadas, incrementam o orçamento para esse fim. 

                           O país que por agora conta apenas com suas ruínas para atrair turistas internacionais, tem muito mais a oferecer. Para incrementar o turismo (sua principal fonte de renda), pode desenvolver seu interior bastante típico e seu litoral, cujas praias paradisíacas continuam pouco conhecidas. Sua rica biodiversidade, considerada uma das mais importantes do continente asiático é um tesouro a ser explorado. Prova disso é que parte do seu território foi declarado reserva da biosfera e muitas das espécies que correm risco de extinção no continente encontram refúgio dentro de suas fronteiras. Trocando em miúdos: seu território é lindo e sua fauna e flora são riquíssimas.

                      Angkor vem a ser o nome da mais importante cidade do antigo Império Khmer, sendo também sua primeira Capital e seu principal centro religioso. Atingindo em seu auge o impressionante posto de cidade mais populosa do mundo, exerceu vasta influência entre os século IX e XII, irradiando alta qualidade arquitetônica, artística e cultural, bem como se posicionando como um dos maiores polos econômicos de sua época.  Mais de mil templos foram erguidos em sua área, bem como uma rede hidráulica muito elaborada capaz de acumular as águas das monções, contando com reservatórios, lagos, diques e imensos canais, facilmente vencidos por extraordinárias pontes, coroando um complexo sistema urbano com largas e longas vias de circulação, que mapeava uma área superior a um milhão de metros quadrados. A cidade era tão vasta que ultrapassava a atual área territorial de Paris. Uma aglomeração considerada a maior existente antes da Revolução Industrial, em uma época, em que por exemplo, a Europa vivia sua Baixa Idade Média.
                          
                         Angkor Wat é o nome do maior e mais famoso templo dessa fantástica cidade, dotada com mais de mil outros templos que variavam bastante em escala e importância. Angkor pode significar segundo uns, Cidade ou segundo outros, Capital. Já Wat não suscita dúvidas e significa Templo

                              Para iniciar, de fato, o passeio pelas imagens do Angkor Wat, utilizo uma maquete eletrônica veiculada pelo Dailly Mirror. Nela vemos o circuito formal de acesso ao templo que inicia em sua ponte monumental (que vence o grande anel de água), cruza a primeira muralha, percorre uma longa (352 m.) e larga (10 m.) passarela suspensa do chão e chega ao portão principal do templo, por onde somente a família real poderia passar, antecedido por um terraço cruciforme. A meio trajeto desse "retão", aparecem as duas primeiras bibliotecas, paralelas e equidistantes entre si. 

 
                                                                                                                                      Foto 4

                                                                                                                                      Foto 5

                            Na fotografia aérea anterior é possível ver também os dois tanques de água, locados bem em frente aos prédios das bibliotecas, responsáveis pelo abastecimento do complexo. Nesse vasto campo gramado foi erguido o palácio e os aposentos reais, assim como, os edifícios de sua Corte.

                                Abaixo, apareço fotografado em um dos sete estágios da via interna que leva ao templo. Nesses pontos, existe um sutil alargamento do caminho provocado por um par de escadas, simétricas e equidistantes, que descem ao gramado. Esses conjuntos de escadas distam cerca de cinquenta metros entre si e exibem, no final de cada balaustrada as sete cabeças da serpente Naga. Um dos primeiros contatos que se tem com inúmeras referências simbólicas: Sete estágios e sete pares de escadas para sete cabeças da serpente! Adoro esse tipo de coisa! Enriquece a arquitetura e exalta sua função.


Esse caminho fica elevado a um metro e meio do chão. 

                                   A escolha do sítio para edificar a sede do império deu-se em razão de sua localização (centralizada no mapa do Camboja), apesar de suas características físicas e geográficas desfavoráveis. Dessa forma, não foi levado em conta o fato de ser uma gleba de charcos e alagadiços, motivo pelo qual foi necessário fazer um grande aterro, marcando o início de uma das maiores empreitadas civis da época. Não se sabe ao certo se essa foi a razão por trás das altíssimas bases do Wat, ou se ele foi elevado por uma questão puramente estética. As casas ao seu redor eram, tal qual hoje em dia, feitas sobre palafitas, tanto para proteger seus moradores das águas como dos animais perigosos.
                            
                                                                         
                                                                                                                                       Foto 6

                              O templo marca o ápice do prestígio e do desenvolvimento arquitetônico desse povo, batizado de "Estilo Angkoriano" e de seus complementos artísticos. Coincidente com a fase clássica da arquitetura indiana a qual muito se assemelha, traduziu em pedra toda a interpretação  mitológica e religiosa que balizava sua sociedade. Extremamente forte em simbolismos e riquíssimo em detalhes, foi puramente concebido dentro dos cânones do hinduísmo antes de ser convertido ao budismo. Em outras palavras, podemos enquadrar o estilo desta maravilha como sendo a manifestação mais aprimorada e madura da arquitetura, da escultura e da decoração khmer.

                         Muito embora a magnitude dessa obra faraônica possa sugerir um gasto elevado de tempo para sua construção, o templo foi erguido em quarenta anos apenas, empregando uma quantidade enorme de mão-de-obra. A principal matéria prima que é o Arenito, foi em sua maioria trazida da Índia e foram necessárias muitas tonelada

Na sequência, a imponente silhueta do templo ao nascer do sol.
 Sua torre central se eleva a 65 metros do solo.


Uma visão extraordinária que anima o visitante 
e o faz lembrar das flores de Lótus.


                                 Nessas duas fotos a mesma visão de um dos quatro portais de acesso ao primeiro recinto (alinhados com os pontos cardeais) a partir do anel intra fosso. Estima-se que mais de vinte mil pessoas viveram dentro da área demarcada pelo fosso artificial ao redor desse primeiro recinto, em casas construídas com madeira e tijolos. A hierarquia era rigidamente aplicada em todos os setores da estrutura social, escalonando não só os usos como as castas, restringindo mais e mais o acesso de pessoas ao centro do complexo. No que vemos hoje em dia, viviam apenas as pessoas mais importantes e próximas do rei e a medida em que a estrutura se elevava e aproximava da torre central seu acesso ficava cada vez mais restrito.


                               O prédio, por ser muito espalhado no terreno, adquiri uma horizontalidade fenomenal; também por isso, seus projetistas tiveram a preocupação de elevá-lo o máximo possível, em busca do equilíbrio estético desejado. Dessa forma foram necessárias enormes escadarias para vencer a diferença entre as cotas dos diversos patamares. Esse recurso repetido em todos os níveis da construção, faz com que a visualização da parte mais importante da fachada, no primeiro plano de visão, fique exatamente na linha dos olhos do observador.

                     Na fachadas externas vemos os muros de arrimo, as lajes dos pisos e as plataformas de sustentação que em conjunto formam um gigante cinturão em torno do prédio, interrompido somente pelas  escadarias de acesso aos portais. Sobre tais estruturas uma enorme colunata coberta liga todos os pontos de acesso e eleva ainda mais sua fachada. 


                                                                                                                                       Foto 7

                           Construído pelo monarca Suryayvarman II (para inicialmente ser seu mausoléu), continua sendo o maior complexo religioso já edificado pelo homem. Sua implantação, sob o desenho simplificado de sua planta baixa, ocupa (nada modestos) oitenta e dois hectares de terra. Seu fosso exterior que simboliza os oceanos do mundo, ultrapassa os cinco quilômetros de perímetro. A importância de um monarca era medida pela escala dos monumentos que erigia. 

                      Concluído no começo do século XII, na época de ouro de seu reinado, absorvia as funções de templo e morada reais. Consagrado ao Deus Vixnu, guardião do Universo, foi projetado sob a tipologia hinduísta reproduzindo a morada dos deuses. Mais tarde lhe foram adicionadas outras galerias que reforçaram sua estrutura e sua marcante geometria. Foi Jayavarman VII quem remodelou o local e implantou o budismo, num momento histórico em que o império atingia seu ápice.
                  
                              Com formato quadrangular, cuja interpretação filosófica hindu significava a perfeição, o templo foi erguido sobre o plano de vários retângulos concêntricos, e um templo quadrado um poco deslocado, com um altíssimo prasat central, rodeado por quatro pátios internos, cada qual com uma estupa em plano mais baixo que sua principal, marcando os quatro cantos do prédio, seguidos por outras estruturas simétricas em um efeito cascata. Dessa forma o templo é formado por três recintos distintos de diferentes alturas com cinco torres erguidas em seu recinto superior lembrando os cumes do mitológico monte Merú.

                            O sistema construtivo baseado no uso de pedra, era exclusivo dos templos e edifícios de cunho religioso. Um tipo de argila conhecida por Laterita que endurece, mas mantém suas superfícies porosas, também era muito difundida entre os construtores do império, porém, diferentemente de outros templos, em Angkor Wat ela foi usada de uma forma mais contida. Seu maior uso deu-se nas fundações, galerias subterrâneas e estruturas que foram posteriormente cobertas com a pedra mais dura.

Abaixo um esquema que mostra a relação do templo
com o a concepção do mitolMonte Merú.
               

                                      Acima o esquema do templo, onde fica fácil entender a metáfora com suas religão e filosofia. Nota-se com facilidade o senso inicial de se parecer com o núcleo do universo, incorporando a ideia de sua montanha sagrada, central e equidistante. Nesses desenhos também nos clareia a visão sobre sua relação com a mandala, transfigurada em requintadas proporções entre eixos ortogonais, distribuições equilibradas e volumes correspondentes a partir da subdivisão da figura do quadrado, tendo sempre em mente a relação com os paradigmas dos cânones divinos. O tom marrom no centro do templo grifa exatamente a estupa central e mais alta, entendida como o topo do mundo.

                                                                                                    Foto 8

                                                       Agora, uma planta baixa esquemática do Wat, mostrando em linha bem fina a mureta de arrimo do aterro onde está implantado o templo (dentro do anel gramado delimitado pelo fosso). Seguido pelas paredes dos três recintos. O terceiro, menor (quadrado) e mais importante dos recintos é subdividido em quatro pátios idênticos. Esses três recintos de alturas crescentes são denominados de Bakan ou templo principal. As estupas foram introduzidas posteriormente quando o templo tornou-se budista. O primeiro recinto é o único que carece de estupas. 

                                  A bela  bandeira cambojana com suas três faixas horizontais, exibindo um desenho simplificado da entrada do Angkor Wat sobre o campo vermelho.

                                                                                                                                       Foto 9

                              Mesmo que tenha se tornado o símbolo do Camboja e sua principal atração turística (aberto diariamente à visitação pública), continua amplamente utilizado por sua sociedade como templo budista. Isso o torna ainda mais interessante e fortalece a aura mística que envolve todo o conjunto. O mais curioso é que sua magnitude e sua condição física, infligem aos não religiosos um comportamento zeloso e extremamente respeitoso, a despeito da enorme quantidade de pessoas, das mais diversas culturas, que o visitam diariamente.


                              Passando pelo primeiro portal (esse na lateral) com o grande espaço público ao fundo. É bem provável que a altura das casas e demais construções existentes nesse campo, não ultrapassassem a linha do alto embasamento, mantendo a visão da colunata livre de obstáculos. Esse campo gramado circunscrito pelo primeiro arrimo já estava livre das possíveis inundações que assolavam a cidade.


Acima o primeiro encontro com a figura de Buda.



Monges em um altar budista

                         Angkor Wat nunca ficou completamente desabitado e enquanto toda a cidade ao seu redor sucumbia ao abandono, sendo paulatinamente tomada pela floresta, o templo permaneceu em posse dos monges budistas. Essa é a razão de seu excelente estado de conservação, diferente dos demais templos. 


                            Mesmo assim não ficou imune ao vandalismo e aos roubos. Muito comum encontrar estátuas de Buda sem cabeça. Não por acaso: como as esculturas eram muito pesadas os ladrões as quebravam retirando apenas suas cabeças. Já em outros relevos podemos encontrar espaços vazios onde antes figuravam Budas. Nesse caso a depredação teve outra causa: como existiu uma alternância entre o budismo e o hinduísmo, dependendo do rei, as imagens budistas foram retiradas pelos hindus.



                          Uma das imagens de Buda que se espalham pelas câmaras de oração. Mesmo despidos de sua decoração e pinturas originais, com pisos irregulares e paredes danificadas pelo tempo, esses ambientes ainda são magníficos e felizmente cumprem com sua função religiosa. É pena que a grande maioria das imagens de Buda que resistiram aos vândalos foram removidas por questão de segurança. Ainda que tenham várias estátuas distribuídas por diversos pontos ao longo dos infindáveis corredores, nada se compara à quantidade original delas.

Abaixo um detalhe construtivo muito comum nessa arquitetura
 conhecido como
 "falso arco".
As paredes se inclinam até se encontrarem em um ponto de apoio.


                                  Ainda sobre a foto acima: uma perspectiva de uma das três galerias de acesso ao templo, localizada na entrada principal do primeiro recinto. A planta baixa dessa porção do prédio reproduz o desenho e a escala do templo central do terceiro recinto. Nos espaços projetados nos quatro quadrantes ao redor da cruz de circulação (que correspondem aos quatro terraços superiores), existiam piscinas abertas ao sol. 

                                     Chamo a atenção para as pinturas que decoram as vigas e ainda pigmentam os topos dos pilares. São portas abertas ao passado que nos dão uma vaga noção de como poderia ser o tratamento pictórico dos recintos. Infelizmente arruinado pelo tempo e falta de conservação o acervo de pinturas foi drasticamente reduzido.  


                                   Já dentro do primeiro recinto (ainda gramado) uma visão maravilhosa que mostra a relação entre as diferentes alturas das fachadas que se sobrepõem. A cumeeira da mais baixa fica quase alinhada com o piso da outra mais alta. É o escalonamento do templo. Nessa foto aparace ainda o largo intervalo entre os muros, tendo ao fundo uma das duas bibliotecas internas. Esse espaço marcava o limite de até onde as pessoas podiam ir. O segundo recinto era reservado para os membros da elite e personagens de maior expressão e importância na escala social e por fim o terceiro recinto era reservado apenas ao Rei e a seu Sumo Sacerdote.

                            Abaixo duas imagens da outra biblioteca interior. Ambas estão assentadas sobre um maciço bloco que as eleva e as torna visíveis pelo lado de fora. Equidistantes, esses dois adoráveis satélites de pedra, servem tanto para orientar quem está do lado de dentro como para marcar hierarquicamente o lado mais importante do templo, pois ficam na face principal do complexo (voltado para a grande alameda que se origina na ponte sobre o canal), ladeando a entrada principal do Bakan. Fácil de perceber a considerável altura e acentuada inclinação das escadas. O frontão do segundo plano muito trabalhado contrasta com a simplória (porém eficaz) estrutura aparente do primeiro. 


O efeito da luz poente sobre as paredes só aumenta a beleza do todo.
Como deveria ser fantástico quando as pedras eram limpas e recebiam cores e desenhos.


                          Esses pequenos prédios são os únicos volumes verdadeiramente soltos no interior de Angkor Wat e foram desenhados muito semelhantes às outras duas bibliotecas existentes no grande anel externo (onde vivia a maioria dos seus habitantes e membros da corte) que a certa altura, ladeiam sua grande avenida monumental. Não obstante, no segundo recinto existem mais duas bibliotecas (totalizando seis), que de maneira avessa, parecem fazer parte do corpo do prédio. Isso devido à suas dimensões reduzidas e ao pequeno espaço em que estão erguidas. Tais características as diferencia das quatro anteriores.

                            Não se sabe ao certo a função desses pequenos prédios, que podiam ser santuários ou altares religiosos além de apenas locais para guardar manuscritos. Presentes na maioria dos templos Khmer ficam na sua maioria orientadas no sentido leste/oeste. 

                                                                                                                                     Foto 10 

Acima o gigantismo do Wat em relação às figuras humanas.
Lindos muros, lindas estupas (Prasats) ... Tudo nele é monumental!

Abaixo uma vista dos telhados de pedra lavrada delimitados por rebuscados frontões.
Linda vista com a exuberante mata cambojana ao fundo.


Detalhes das telhas esculpidas em blocos de pedra.


                            Abaixo, parte do imenso paredão das longas galerias, que eram voltadas somente para o lado de fora, sempre abertas em colunatas. Para o lado de dentro era mantida a modulação desses pilares, entretanto, os espaços entre eles eram  completamente vedados com densas paredes. 


                              Os telhados em cruzeta marcam os quatro grandes portões de acesso (chamados de Gopuras e orientados no sentido dos quatro pontos cardeais), repetidos em dimensões menores nas quatro quinas do primeiro anel edificado. Entre eles e em nível mais baixo as longilíneas coberturas das galerias. Tudo em pedra trabalhada.

                                 Assim como o imenso espaço da grande plataforma retangular (tudo aqui é enorme), entre o templo e o canal, o primeiro recinto também é gramado. Acredito que na época em que era completamente habitado e ocupado, esse recinto fosse parcialmente pavimentado. 

                           Essa estrutura que chegou até os dias de hoje e que atrai milhões de visitantes, resistiu ao tempo por ter sido feita quase que exclusivamente de pedra. Impressiona tanto pelo requinte como por sua magnitude, exibindo um altíssimo domínio do corte, dos diversos formatos e dos alinhamentos nas sobreposições dos pesadíssimos blocos de arenito. Muitas das paredes não possuem massa de assentamento, mantendo-se firme no local somente pelo próprio peso. A estabilidade dessas paredes autoportantes é garantida por seus encaixes que atingem uma perfeição assombrosa. Infelizmente as peças de alguns telhados executados em madeira e cobertos por telhas de barro ou metal se perderam no tempo, assim como pisos e esquadrias internas.                    
                       
                            Abaixo uma das doze escadarias que ligam o segundo ao terceiro recinto. Essa em especial é a que fica centralizada em um dos eixos de entrada do quadrado central. Muito íngreme e com degraus altíssimos simula a subida ao Monte Merú. Fica novamente centralizada na elevação e conforme o conjunto, acaba em um dos diversos portais do prédio. 

                 Ladeando seu arranque duas plataformas com largos beirais em balanço ganham destaque. Essas plataforma se repetem a medida em que se sobe pela escadaria, onde provavelmente eram exibidas esculturas dos vários deuses hindus. São responsáveis pela percepção de quem está imediatamente ao lado, de que se trata de uma pirâmide.  ou de um edifício que recua a medida em que ganha altura. Devido à proximidade o observador pode perder a noção e ser enganado pela perspectiva. Com esse recurso de marcar o seu escalonamento, tem-se de perto a mesma impressão que se tem de longe.


                            É bom lembrar que contrário ao budismo, que cultuava apenas um mestre religioso na figura de Buda, o hinduísmo praticava o politeísmo, portanto, várias figuras de deuses distintos, povoavam os espaços internos e externos, preenchendo as paredes e decorando seus pisos, patamares e outras estruturas arquitetônicas.


Vista da parte externa do terceiro recinto, tendo o segundo recinto logo abaixo de si.
As copas das árvores criam um belo tapete vegetal que cerca tudo.
A vista é soberba!


                             Na foto acima, já no topo do prédio, uma das quatro torres em formato piramidal que marcam as quinas do terceiro recinto. Mesmo mais baixas que a outra principal (localizada bem ao centro) são dotadas da mesma e fantástica volumetria, do mesmo  intrincado desenho e da mesma elaborada decoração.


                           Uma pose abaixo do primeiro e mais importante dos cinco Prasats  superiores (torres piramidais) que simbolizam os cumes do Merú. O conjunto dessas cinco torres é o ponto máximo do templo budista, onde a estupa central atinge as maiores proporções. (45 m. de altura)


Três dos quatro terraços do templo superior.
A figura da mulher (de calça cor de rosa) e a minha foto, dão uma noção de escala.


 Tudo é feito em pedra, desde os embasamentos até os telhados. 
Notável a diferença na altura do pátio central com as galerias que o contornam.
São muitos os ângulos de visão...


                           A simetria é total e a proporção dos volumes muito bem elaborada. Apesar de ser muito robusta e compacta, a aparência da construção não é nem um pouco opressora, muito embora imprima uma personalidade imperiosa exigindo máximo respeito e obediência, não poupando altivez e autoridade. Em certos pontos até adquire uma inesperada leveza, graças á sua complexa decoração e intermináveis vazados. O rendilhado que cobre vastas áreas e as incríveis talhas afastam a sensação de confinamento e distanciam os planos do ponto de vista do observador, muito embora tudo seja feito em pedra. Tanto a forma do templo como sua capa decorativa serviram a princípio como ode à crença dos deuses hindus e posteriormente como pano de fundo para o culto à Buda. Hoje em dia servem como atrativo ao turismo e admiração do mundo moderno, atraindo mais um milhão de visitantes por ano.


                                     Abaixo uma seqüência de detalhes decorativos esculpidos na pedra.
O templo é famoso também pelos infindáveis frisos decorados e pelos gigantes painéis de suas galerias. Inscrições e intrincados motivos florais formando vastos "tapetes" aparecem com muita freqüência.


O requinte do traço e maestria na execução aparece nesses grandes campos gravados.


                         Inúmeras figuras em altos-relevos decoram os interiores cobrindo paredes, colunas, nichos, bandeiras e todo o tipo de detalhe arquitetônico. De tão elaboradas, algumas até parecem esculturas levemente apoiadas nas paredes! A grande maioria representa deusas femininas conhecidas como Devatas. As mais belas, entretanto, são as dançarinas chamadas de Apsarás e conhecidas como sendo os espíritos femininos das águas e nuvens.
                           Abaixo fotos de algumas Apsarás. Apesar da perspectiva ainda não ser dominada pelos povos da região, seus entalhes ganhavam dinamismo com o volume acentuado das formas curvas e fartas. O jogo de luz e sombra sobre esses corpos femininos, causa um efeito muito sensual que parece dar vida às figuras. Suas vestes muito ricas e intrincadas, chegaram até nossos tempos e são atualmente reproduzidas por bailarinas típicas do folclore local. 


                             Abaixo, quatro lindos detalhes dos famosos murais em baixos-relevos esculpidos nas galerias onde são retratadas várias cenas de batalhas e acontecimentos históricos importantes e cenas épicas do hinduísmo. Na imagem do guerreiro em sua biga (abaixo/direita) é possível ver um pouco da pintura original. Existem alguns pontos aleatórios onde resquícios da policromia dos painéis servem de estudo para os arqueólogos e restauradores. Poucos pigmentos resistiram aos séculos e mesmo assim em pequeninas áreas. Encontra-se o preto, o vermelho e o dourado.


Agora a longa galeria com seu vasto mural.


                         Muitos dos elementos estruturais também são trabalhados de forma artística. Nas quatro fotografias abaixo (da esquerda e acima, em sentido horário), vemos uma viga divinamente esculpida, um capitel elaboradíssimo, um pormenor do fuste de uma coluna e uma base de outra coluna que lembra patas de elefante.

                                 

                                 A vedação das janelas era feita assim: colunetas esculpidas como se fossem torneadas, perfiladas lado a lado para permitir a entrada do vento e barrar a luz solar. Esse sistema era muito eficaz para garantir a privacidade dos recintos, barrando com eficiência a visão externa enquanto a vista de dentro para fora era garantida. 



Desde 1992 Angkor Wat é listado pela UNESCO como patrimônio histórico e cultural da humanidade.


                                     Como entrei pela lateral, circulando o templo ate chegar ao topo, desci em direção à sua entrada principal por onde acabei saindo. Acima duas fotografias dessa parte do prédio e abaixo a plataforma de chegada da grande avenida triunfal.
                       
                                 Posso, sem nenhum embargo, dizer que essa viagem à Siem Reap, foi uma das que mais gostei. Nada foi desapontador e mesmo depois de ler a respeito e assistir programas gravados para a televisão, ainda vivi muitas surpresas.

                                   Desfrutei de excelentes momentos (mesmo que tenha passado pouco tempo por lá) e sinto que absorvi muita coisa que me fez voltar mudado; não sei o quanto essa experiência me afetou, mas tenho a certeza de que melhorei de alma e coração. Tornei-me ainda mais capaz de ver as coisas com outros olhos, como por exemplo, com mais benevolência e mais consideração ao próximo.

                                 Passei a não dar tanta importância aos meus credos e repensei muitas de minhas opiniões. Vi que o conceito de certo e errado não é imutável e que o mundo é "plural" e não singular! Regredi no tempo e vivi entre pessoas de uma simplicidade desconcertante, com um credo a prova de tudo e confiantes nos seus semelhantes. Vivi, ao mesmo tempo, em meio ao luxo e ao lixo numa cidade que ainda adota um ritmo mais lento e menos opressor. Deixei de lado a reacionária análise simplificada e simplória das coisas e passei a ver como podemos transitar  entre opostos. 

                            Pude entender de fato, os ciclos recentes de sua história e a alternância do domínio político na região, andando pelos monumentais testemunhos dos reinados do passado, ouvindo os relatos sobre as imperialistas guerras da Indochina e finalmente testemunhando a predatória influência do Vietnã por trás de um governo que conta com um índice enorme de reprovação. Indignei-me com a vasta pobreza que afeta quase a totalidade de seu povo, agravada pelo visível atraso tecnológico e pela pequena perspectiva de avanço social. 

                              Por fim, percebi a real importância em se respeitar as fronteiras culturais, mesmo sendo defensor da supressão das geopolíticas, reaprendendo a valorizar a rica diversidade de hábitos e tradições, com todos seus desdobramentos sócio-afetivos. 


                                                                                                                                     Foto 11

                         Certamente as imagens da fervilhante cidade de Siem Reap e arredores não sairão da minha cabeça. Lembrarei do nascer do sol por trás do Angkor Wat, dos outros impressionantes templos visitados, da densa mata e suas altíssimas árvores e principalmente do misticismo, da simpatia e do sorriso aberto de todos que vivem por lá. Quero voltar  em breve!


As fotografias de números, 1,2,3,4,5,6,7,8,9,10 e 11 foram colhidas na internet.




Nenhum comentário:

Postar um comentário