segunda-feira, 8 de agosto de 2011

Robert Indiana

             Escultura LOVE

               A famosa obra de Robert Indiana foi criada a pedido do MoMA (Museu de Arte Moderna de Nova York) para estampar um cartão de natal  no ano de 1964. A primeira escultura, feita a reboque do sucesso do cartão, foi posta em NYC no ano de 1970 e anos depois levada para o Indianápolis Museum of Art. Esta obra foi recriada várias vezes e espalhada por várias cidades dentro e fora dos EUA. Teve também sua versão postal. Possui uma linguagem bem "pop" e segundo o autor, a letra "O" está inclinada porque o amor nunca é perfeito. (risos)


               Essa, acima, é a versão novaiorquina da escultura. Situada em uma esquina da 6th Avenue, mede 3,65m tanto na altura como na largura. Robert Indiana é o nome artístico de Robert Clark que adotou o nome da cidade preferida ao assinar suas obras de arte. Nessa versão a escultura tem as letras pintadas de vermelho com o interior em azul sobre uma base preta.


               Já essa daqui fica em Philadelphia, na praça JFK; menor que a de Nova Iorque é mais colorida, pois internamente tem duas cores: o verde e o azul. Faz muito sucesso e é fotografada o dia inteiro, tanto que a praça onde está é mais conhecida como Love Park. Indiana chama essa sua obra de "poema escultórico".

Abaixo a obra mãe.


              
              Peças como a escultura LOVE são muito importantes para o tecido urbano a medida que dão personalidade e individualizam o espaço. Potentes marcadores visuais as intervenções escultóricas são instrumentos valiosos na formação e manutenção da identidade de um ou mais grupos sociais. A medida, em que, contam, recriam ou criam história, passam a fazer parte do dia a dia da coletividade, funcionando também como elo de ligação entre os indivíduos.


                    Abaixo a escultura HOPE! Em Chicago aos pés do altíssimo "Big John", na Magnificent Mile. Criada para a convenção nacional dos Democratas de 2008 que lançou Barack Obama para a presidência daquele país a escultura acabou sendo instalada na praça mais famosa e movimentada da principal avenida de Chicago, curral eleitoral de Obama.


               Totalmente em aço inoxidável combina com a tecnologia e o arroubo do Edifício John Hancock.




 









Nenhum comentário:

Postar um comentário